TBR - Uma forma divertida de destralhar os livros
Não resistem a comprar livros? Já descobriram duplicados na vossa biblioteca pessoal? As prateleiras lá de casa estão a ceder com o peso? Já começou a colocar livros em "segunda fila" na prateleira?
Este post é para si. O que precisa é um TBR.
TBR = To be read ( para ser lido)
Eu li a primeira vez o acrónimo a propósito do TBR jar (há uns mais elaborados que outros /google images) e fui à busca de informação.
O objectivo desta actividade é "obrigar-nos" a ler os livros que já temos nas nossas estantes. E, ao mesmo tempo, "impedir-nos" de comprar novos livros.
Para tornar a actividade mais divertida (pelo suspense) e dar-lhe impacto visual (e eu diria que é uma excelente forma de responsabilização), fazemos um jarro/frasco/caixa em que colocamos os títulos de todos os livros que possuímos e que ainda não lemos. Depois, basta ir tirar uma tirinha de papel para saber qual o próximo livro a ler.
Para mim, o mais interessante neste projecto é a existência de um reforço visual. Não é um objectivo utópico (ler todos os livros da nossa biblioteca, ler mais), é algo que está visualmente lá (pelo nº de papéis com os títulos) e que é mensurável (vamos tirando os papéis da caixa e este irão diminuir).
Para quem tem demasiados livros para tal empreitada, eu ofereço uma estratégia: em vez de papéis com os títulos, eu planearia criar um registo alternativo.
Numa folha, identificar todas as estantes (ex: estante da sala embutida, outra estante da sala, estante do corredor...) e à frente de cada uma colocar um número.
Depois, decidir o número da prateleira: o 1 é para a primeira de cima ou a primeira de baixo? Começam pela direita ou pela esquerda? Só terão de colocar o número de livros por cada prateleira.
Assim, ficam com três colunas de números: estante (que na verdade pode ser apenas uma prateleira flutuante), prateleira e livro.
Podem criar estes números de forma automática numa folha excel. Imprimem, recortam e colocam na caixa. Podem ir tirando livros da estante porque é indiferente - o livro muda, mas a ideia é tirar à sorte.
Ficam com algo como isto, mas muito maior ;)
Surpresa a duplicar porque só sabem qual é o livro depois de o ir procurar (pelo número) à prateleira.
Nota introduzida em 13/FEV - Entretanto ocorreu-me que a forma mais simples é fotografar a estante, recortar as imagens das lombadas e utilizar isso para a vossa TBR.
Já agora, deixo-vos uma outra forma de variar as nossas leituras. Escolham 10 países (tentem dividir pelos continentes) e escolham 10 livros de autores originários desses países. Desta forma vão passar a conhecer melhor os autores e até aumentar as probabilidades de se deixarem surpreender por uma obra distinta do que habitualmente lêm.