Sistema de organização de tarefas: Autofocus de Mark Forster
Mark Forster escreve sobre gestão do tempo e organização pessoal. Recentemente começou a experimentar um novo sistema de gestão de tempo, centrado no foco (atenção) e na eliminação de resistências.
O sistema consiste na elaboração de uma "longa lista de todas as coisas que você precisa fazer escritas em um caderno pautado (de 25 a 35 linhas seria o ideal). Quando você pensar em novos itens adicione-os ao final da lista."
[No fundo, o equivalente à masterlist do Getting Sh-t Done do Bill Westerman. Pode ver uma foto aqui].
O autor recomenda trabalhar numa página de cada vez:
1º Seleccionar tarefas que se destaquem
- ler a lista rapidamente e escolher uma tarefa que se destaque, para trabalhar nela
- terminada a tarefa, risca-se; se não terminar a tarefa, voltar a colocar a tarefa no final da lista
- seguir a página toda e só passar para a seguinte, se não houver uma tarefa que se destaque
2º Descartar o que não é necessário
- se não houver uma tarefa que se destaque, sublinhe-os de forma a poder revisitá-los facilmente (nunca fazer isso na página onde se está ainda a acrescentar tarefas);
- todavia, pode acontecer que essas tarefas se tornaram inúteis ou até chegou à conclusão que realmente não eram necessárias
O autor confia que este sistema reforça a parte intuitiva da tomada de decisão e que funciona como uma forma de reforçar a acção, em detrimento da procrastinação que ocorre enquanto estamos a tentar decidir o que fazer a seguir.
Não me parece que seja um trabalho que possa englobar eventos e tarefas que estejam muito associadas à gestão em termos de prazos. Também não me parece prático para tarefas recorrentes.
Porém, antecipo como imensamente satisfatória a ideia da masterlist contínua a ser riscada.