Decorar a agenda e adiar tarefas
Já referi algumas coisas que o meu sistema para agendar eventos e tarefas é o do "bullet journal". Para mim, que tenho mais tarefas que eventos com data marcada, acaba por ser mais fácil e evita desperdiçar papel.
Porém, não há sistema que consiga concluir as tarefas sozinho. Na verdade, os sistemas implementam-se para nos ajudar, mas não chega e não pode ser a tarefa por si só.
Aqui a moda ainda não chegou, mas nos EUA, ter uma agenda/planner pode tornar-se rapidamente um passatempo e um sorvedouro de dinheiro, dada a quantidade e planners e acessórios. Há comunidades de embelezadores de agendas.
Eu tenho uma péssima caligrafia e não sei pintar ou desenhar, por isso as minhas agendas nunca têm um aspecto muito bonito.
Mas o meu problema não é o aspecto, mas a falta de utilização que lhes dou: anoto tarefas, mas depois esqueço-me delas porque não tenho a agenda aberta e não vou revendo o que precisava fazer.
Outra vantagem do "bullet journal" é a necessidade de reescrever tarefas adiadas - isso obriga-nos a repensar nelas e a reflectir sobre esse adiamento.
E é aqui que entra o embelezamento.
Decidi começar a testar esta estratégia do embonecar a agenda. Será que serei mais eficiente se dedicar algum tempo na decoração da mesma?
O facto de escrever mais, passar cinco minutos do almoço a desenhar uma moldura qualquer ou um sol para anotar o tempo que faz, abri-la mais, traduzir-se-à numa maior utilização da agenda ou será apenas mais uma forma de procrastinar e ocupar tempo que deveria ser dedicado a concluir tarefas?
Costumam utilizar agendas ou planners? Decoram-nos?