A regra das 5 horas
Michael Simmons escreveu um texto muito interessante sobre a importância da aprendizagem para o desenvolvimento pessoal e a produtividade.
Segundo o mesmo, Elon Musk (fundador do Paypal), Oprah Winfrey, Bill Gates, Warren Buffett and Mark Zuckerberg possuem todos algo em comum: dedicam pelo menos 1 hora por dia (5 horas por semana) a um esforço deliberado de aprender ou melhorar (-se ou a sua performance em determinado domínio).
E no cerne dessas 5 horas está: ler, reflectir e experimentar.
Just as we have minimum recommended dosages of vitamins, steps per day, and aerobic exercise for leading a healthy life physically, we should be more rigorous about how we as an information society think about the minimum doses of deliberate learning for leading a healthy life economically.
Nos últimos dias, tenho reflectido sobre isso. Nos meus marcadores do Chrome tenho uma pasta chamada "30 dias", que traduz o objectivo de todos os dias praticar pelo menos 30 minutos:
1. Dactilografia
Uma boa parte do meu trabalho depende de um teclado pelo que me pareceu óbvio aproveitar um dos muitos cursos online para tornar a minha dactilografia.
Deveria praticar um pouco todos os dias, mas isso nunca aconteceu.
2. Programação
Gosto imenso de informática e a falta de conhecimento de programação tem sido um factor impeditivo de muitos projectos que gostaria de ver materializados.
Por isso, inscrevi-me num curso on-line de programação.
3. Work in Progress
Um projecto pessoal que, segundo o Google Docs, viu a última edição em 14/10/2014.
4. PurdueX: FINANCEx Personal Finance
Um curso online de finanças pessoais que ainda não comecei. Francamente, adiei porque não estava a conseguir transformar o vídeo em audio. Agora que posso ouvir num mp3, é mais fácil.
5. Destralhar
Praticar o hábito diário de destralhar a casa e a mente.
E no que respeita a leituras, estou a ler muito e bem ;)