Recolher/Arrumar 11 e 12
Em dois dias, apenas descobri um objecto fora da sua casinha... E só o descobri na manhã seguinte... deve ter fugido pela calada da noite, safadolas.
Ontem à noite, senti que realmente havia instituído, mas que uma rotina, um comportamento. As sacas e os seus conteúdos foram prontamente arrumados. A roupa lavada imediatamente colocada nos armários ou gavetas.
Estou a gostar da experiência e recomendo, mas agora que quase nunca tenho nada para recolher/arrumar, começo a sentir que há muito que estou a adiar a tarefa de destralhar.
Destralhar - uma dentada de cada vez
Com efeito, é meu objectivo destralhar o que está em excesso para não ter de me preocupar com ele quando chegar o tempo das tarefas de manutenção da casa.
Ou seja, o objectivo geral: destralhar a casa. O problema com os objectivos com "o" grande é que são demasiado genéricos e são tão "grandes" que acabam por ser impossíveis de atingir de forma igualmente genérica. É a velha máxima: como se come um elefante? Com uma dentada de cada vez.
A casa tem 5 divisões, uma delas a casa de banho que não já foi alvo de intervenção. Sobram 4: 1 cozinha, 1 sala, 1 escritório e 1 quarto de dormir. O escritório e a cozinha são o meu calcanhar de Aquiles. Por isso, escolher uma delas seria condenar-me ao fracasso, embora sejam os espaços que mais ansiedade me causam.
Porém, decidi enveredar por uma estratégia diferente:
- Escritório e cozinha continuam como pequenos projectos (uma prateleira de cada vez)
- Quarto e sala serão alvo de uma master list (uma de cada vez).
O que é uma master list?
É o elefante partido em bocados que caibam na boca. Uma lista de tarefas para cada divisão. E cada tarefa tem a sua acção.
Exemplo: sala/estante de livros/prateleira 1
acção 1 - destralhar
acção 2 - colocar os livros destralhados à venda no Miau/WinkingBooks ou doação
acção 3 - separar os livros a destralhar dos restantes
Se pensarem bem nas acções, isto já é uma tarefa com algum trabalho. Há que tomar uma decisão quanto aos livros, fotografar os que serão para vender ou trocar, mudá-los de local para perceber o espaço.
Como não tenho onde colocar os livros enquanto os aloco para venda ou troca, coloco-os numa prateleira à parte, numa outra estante do escritório.