Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Destralhar

Plano B da Vida

Destralhar

Plano B da Vida

30 Dias Destralhar Minimalista - Produtos de pele

Eu juro que pensava que tinha pouca coisa, mas cheguei à conclusão que tenho muito onde reduzir.

Hoje, tentei destralhar sem desperdiçar. Estes itens não podem ser vendidos ou doados como outros e como tal devem ser utilizados até terminar para diminuir o seu impacto ambiental.

 

As coisas que não uso estragam-se

Esta máscara de argila, que me ofereceram, foi fácil de destralhar. O boião será limpo e reutilizado.

1.jpg

Limpar a pele

Ando a limpar a pele com água micelar porque sinto que seca menos que o sabonete. Tenho uma embalagem grande (a acabar) e uma amostra. Idealmente conseguia substituir por um sabonete sólido.

As toalhitas embaladas são do tempo em que usava essas coisas, mas agora só as uso para limpar as mãos, no carro, em caso de emergência. Não é um produto que voltarei a comprar.

Em vez de algodão descartável, utilizo uns quadrados laváveis, de uma toalha que cortei. Brevemente, quero mudar para uns discos com flanela, para serem mais macios. 

2.jpg

Creme para as mãos

Uma das coisas que menos descuro é as mãos, senão até fico com a pele gretada. Tenho um creme no carro e outro na mesinha de cabeceira. 

Coloquei um no carro porque quando estou parada - e estou muitas vezes parada - faço coisas como hidratar as mãos, arrumar a carteira... enfim, tudo que afaste o tédio e a irritação. Por isso, desde que coloquei uma embalagem no carro é raro o dia em que não utilizo... infelizmente.

 

A embalagem da mesinha de cabeceira estava a acabar. E porque a embalagem é conducente ao desperdício, aproveitei para a cortar e passar para um boião de vidro que reutilizo para estas coisas.

Assim, torna-se muito mais fácil utilizar até ao final.

Entretanto, encontrei duas amostras de creme de rosto e coloquei também no boião. Eu deixei de pedir amostras de cremes.

3.jpg5.jpg

De futuro, penso manter uma embalagem no carro e deixar de comprar creme de mãos para ter em casa. O creme de rosto, por ser económico dá perfeitamente.

 

 

Comichão

Tenho um eczema atópico que me chateia muito no verão. Para as borbulhas uso um creme... só um. Tinha dois, não sei porquê.  

A embalagem que estava a terminar e mais antiga passou para um segundo boião e vou usar como máscara hidratante para os pés... mal não faz.

4.jpg

Tenho de ser mais cuidadosa e começar a anotar a data de abertura. Depois de determinado prazo é preferível usar como hidratante para os pés e comprar outro.

 

Creme para o corpo

Disse o dermatologista que para afastar a comichão era usar o creme sempre depois do duche. Mas eu esqueço-me sempre, apesar de ter o frasco na casa de banho.

IMG_20181128_204646_973.jpg

Creme de rosto

Eu deveria utilizar creme de rosto e com factor solar elevado. O problema é que fico com a cara branca, porque esses cremes funcionam assim. Resultado: raramente uso.

7.jpg

Ando na carteira com um mini boião com creme para o rosto (sem protecção solar), para usar quando me lembro, durante o dia. Tem resultado. Também o uso para as mãos.

Quando eu e a minha mãe estamos nas infinitas esperas em consultórios e hospitais, dá para tudo. Também aproveito para lhe hidratar as mãos porque ela é pior que eu.

Quando termina o mini boião, volto a encher a partir de uma embalagem maior. A última que comprei é um pouco pastosa para usar no rosto, mas vai ser utilizada até ao fim. 

6.jpg

Simplificar:

casa

- um creme eczema (nunca preciso mais que 1 por ano);

- água micelar (quero trocar por um sabonete sólido) + toalhitas reutilizáveis;

- um creme corporal hidratante;

- um creme de rosto + mãos (também será o creme do mini-boião da carteira).

 

carro e carteira

- creme para as mãos no carro - penso manter o creme que uso até porque é de rápida absorção, o que convém se estou a conduzir; 

- creme para rosto (básico) + mãos na carteira; um mini-boião que vou enchendo;

- stick labial na carteira - só até acabar (vinha num pack como oferta) porque já consigo fazer bálsamo caseiro com cera de abelha e tenho um mini-mini-boião de vidro que posso reutilizar.

 

Depois de alguns itens destralhados e algumas reflexões, penso que há melhorias a fazer. Mas por ora vou concentrar-me em usar o que tenho.