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Destralhar

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25
Nov18

30 Dias Destralhar Minimalista - Correio/papéis/documentos

Correio:

Depois de ter colocado um autocolante na caixa do correio, a recusar publicidade não endereçada, a questão do correio ficou muito controlada. 

As poucas facturas que recebo são quase todas electrónicas e por isso tenho mais entregas de livros que de correspondência.

Papéis: 

Ainda ando a braços com a destruição de arquivo profissional. Hoje, finalmente queimei um saco de papéis que estava para destruição desde o início do verão. Ronda 1 terminada. 

Documentos: 

Porque já afinei o meu sistema de entrada e arquivo de documentos, tenho tudo em dia. No final do ano, faço o processamento do que é para arquivar.

24
Nov18

30 Dias Destralhar Minimalista - Acordar 30 minutos mais cedo

Capturar.JPG

Não foi intencional, nem foram só 30 minutos, mas decididamente comecei a levantar-me mais cedo. Quando me levantava regularmente às 6h30, foi quando tive menos enxaquecas, dormi melhor e me senti mais em controle do meu dia. 

 

Decidi começar com as 07h00, seja para me levantar para o trabalho ou só para tomar o pequeno-almoço e voltar para a cama para ler um livro (como hoje). Neste momento inicial, o objectivo é regular o sono e não o que farei com o tempo. 

 

Para me ajudar, voltei à minha grelha da Regra Seinfield que expliquei aqui

 

Mas agora com objectivos diferentes: 

- Levantar às 7h00;

- Marmita para o trabalho;

- Trabalhar 30 minutos por dia nos meus projectos, seja de leitura, manualidades ou escrita (blogs não incluídos);

- Apagão digital às 21h00 (excepção para ver um dos múltiplos filmes ou séries que vou gravando, é que com este frio, prefiro ver no quarto, com o computador onde estou quentinha com o aquecedor ligado que na sala que é aberta para o corredor e como tal, muito difícil de aquecer).

23
Nov18

7 minutos de exercício - Resulta?

Se compreendem inglês, ouçam este programa. Caso contrário, fiquem por aqui. 

 

Hoje o podcast Science Vs. abordou os programas de exercício de 7 minutos, questionando se tinham mérito ou eram mais uma moda. 

As conclusões de alguns estudos são compiladas por um professor de uma universidade australiana:

- o exercício tem de ser de alta intensidade (se conseguem conversar ou cantar, é sinal de que não estão a fazer o suficiente);

- não ajuda a perder peso;

- os exercícios de alta intensidade ajudam a fortalecer, melhoram a saúde dos ossos, pulmões, da função cardíaca e até da sensibilidade à insulina;

- é provavelmente melhor fazer um exercício de alta intensidade de 7 minutos, que uma caminhada de 20 minutos; um estudo que encontrou mais benefícios num curto mas intenso exercício na bicicleta, que 45 minutos de exercício de bicicleta relaxado;

- é indiferente que utilizem um ou outro tipo de exercícios intensos, desde que realmente o sejam. 

 

Neste caso, é o sprint que conta, não a maratona. Por isso, aquela desculpa de que não temos tempo para fazer exercício, já não funciona. 

 

 

23
Nov18

30 Dias Destralhar Minimalista - Destralhar o congelador

IMG_20181122_120849_872.jpg IMG_20181122_121145_865.jpg

Como a "dispensa" consiste em 2 armários e 1 gaveta e havia arrumado ambos há pouco tempo, decidi concentrar-me no congelador e tentar gastar o que tenho, terminando o conteúdo de algumas caixas e frascos.

Assim, fiz sopa com os ingredientes da primeira foto e almoço + marmita com os dois últimos pedaços de peixe.

O bónus é que percebi que ainda tinha uma unidose de peito de peru estufado, que vou aproveitar para não cozinhar (muito), durante o fim-de-semana. Yeah!

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