Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Destralhar

Destralhar

04
Fev16

Planear menus

O prometido é devido e venho explicar melhor as minhas estratégias para planear menus. 

Cooking 0002.jpg

 

Já utilizei diversas estratégias para planear as refeições, semanalmente e mensalmente. Há quem pense que a tarefa de planear menus mensais é impossível, mas se pensarem bem, há várias refeições que repetem. É tudo uma questão de as repetirem deliberadamente. 

 

Sugiro um pequeno exercício:

 

Experimentem pegar num calendário mensal (ou numa folha de rascunho com algumas linhas e colunas)

 

Pensem na vossa refeição preferida e em quantas vezes a costumam fazer por semana/mês

 

Por exemplo: batatas cozidas com legumes e atum, 1xsemana; puré com ovo/carne/salsichas, 1xquinzenal, arroz primavera com peixe fresco frito/grelhado, 1xsemana, etc... 

 

Coloquem as refeições ou tipo de refeições nos respectivos dias do mês

(dia conservas, dia peixe fresco, dia carne estufada, dia pizza, dia assado, dia peixe congelado, dia sem carne, dia sandes+sopa, dia leguminosas)

 

Planear as refeições por tipo, permite alocar melhor os produtos que estejam em promoção em determinada semana.

Por exemplo, o dia "conservas", poderá ir de uma lata de atum com feijão frade, a umas salsichas com puré, até um grão de bico com bacalhau desfiado. Depende tudo das preferências de cada um.  A carne estufada poderá ser aquela que estiver em promoção nessa semana, numa bela jardineira.

 

Para melhor variar a minha alimentação, eu estabeleci a seguinte distribuição:

Segunda-feira: dia sandes + sopa ou vegetariano 

Terça-feira: dia carne branca 1 + arroz

Quarta-feira: dia peixe ultracongelado

Quinta-feira: dia conservas/leguminosas

Sexta-feira: dia carne branca + batata

Sábado: peixe fresco grelhado

Domingo: dia livre

 

E se eu pensar em 4 refeições com carne branca, o mês está planeado para esse dia. 

 

Pensar no dia

 

Quando planeio o tipo de refeição para cada dia, penso em como o dia será. Por exemplo, é um dia em que tenho algo para fazer à noite, chego mais tarde, etc... Ou então é um dia que pode ser utilizado para consumir sobras do dia anterior (geralmente isso acontece à segunda, com as sobras do almoço de domingo). 

 

Repetir

 

Se repetirem refeições 1xsemana e quinzenalmente, rapidamente verificam que têm o mês planeado. E nada vos impede de repetir no mês seguinte. 

 

Mas, também nada vos impede de elaborar outra refeição qualquer, que não esteja no plano. Porque se pensarem bem, o problema não existe quando têm algo que querem fazer, mas quando não sabem o que fazer. 

 

Uma das principais vantagens que encontrei neste método é que sei sempre o que fazer no dia anterior - tirar algo do congelador, colocar algo a demolhar  - e assim evito falhas que me levam a ir comer fora ou então a comprar algo para jantar (que frequentemente acabava por ser comida processada).

 

E não se prendam aos materiais, como os quadros ou as folhas para imprimir porque realmente o que é importante é o processo e para isso basta uma folha de rascunho e um lápis.

03
Fev16

Projecto nº 5/52 - Plano de refeições

Pode parecer difícil, mas criar um plano de refeições é das coisas mais simples que pode haver, se realmente quisermos investir um pouco de tempo. 

Mais, há tantas as estratégias como as pessoas - basta encontrar o sistema que melhor se adapta a nós. 

 

Quantas vezes não nos fizemos a seguinte pergunta: "o que vou fazer para o jantar"?

 

Para mim, planear refeições é, acima de tudo, uma estratégia de poupança, por isso vou combinando com as promoções semanais. O meu primeiro passo consiste em gastar o que temos e isso implica fazer o inventário do que temos no congelador e na despensa. É a melhor forma de não desperdiçar produtos e poupar algum dinheiro.

 

Neste momento estou a fazer um "mês zero" em que o meu objectivo é planear as refeições apenas com os itens que tenho, sem fazer compras adicionais, com excepção de €20.00 para comprar fruta e leite. 

 

Este fim de semana fiz um inventário do que tinha para fazer refeições até ao final do mês e concluí que tenho proteínas, legumes, arroz, massas e grãos em quantidade e variedade suficiente. Faltar-me-á a fruta e leite que vou comprando de acordo com as necessidades.

 

As minhas estratégias preferidas para planear refeições são:

1. lista de pratos por ingrediente (que tenho a gastar)

2. ingrediente/tipo de refeição por dia da semana

 

Prometo que explico melhor nos próximos dias.

 

E vós? Costumam planear as vossas refeições?

03
Fev16

Projectos "52 semanas" - balanço

Estou a começar a meio da semana e faço-o por pura preguiça. Não tenho outra explicação. 

Como é início do mês, parece-me um bom momento para fazer um ponto da situação no que respeita ao projecto e como tenho mantido os hábitos:

 

Lista de tarefas

Estou a ter uma grande dificuldade em implementar o hábito de, pela manhã, rever/escrever as tarefas para esse dia; estou convencida que isso me iria ajudar, em muito, a manter-me menos assoberbada e mais organizada, nomeadamente ao agrupar tarefas semelhantes e assim ser mais eficiente.

Também é frequente esquecer-me de coisas, simplesmente porque não abro a agenda em casa. E finalmente, sinto que necessito de alocar tempo para coisas que valorizo mais, em detrimento do que valorizo menos (tempo no computador). 

 

Finanças pessoais

Decidi fazer um exercício de 14 passos para melhorar/rever as minhas finanças pessoais. Também, decidi ser esforçada no que respeita a vender/trocar as minhas "tralhas".

Este mês consegui obter €12.00 em vendas. 

Ainda hoje, destralhei e coloquei à venda mais 4 livros.

 

Rotina matinal e nocturna

Na última semana tenho sido mais bem sucedida nos diversos elementos da minha rotina ao deitar e acordar. Tenho sido bastante mais consistente no apagão digital e na hora de deitar.

Mas continuo a falhar imenso em coisas estúpidas como limpar o rosto e hidratar as mãos - cuidar da pele é saúde, logo tem de ser uma prioridade. Como já referi, no inverno fico com pele e lábios gretados se não me cuidar... e esqueço-me frequentemente disso.

 

Tenho algo de curioso para vos contar. Encontrei uns vídeos que são apenas som de cabelo a ser escovado e confesso que estou viciada neles... são tão relaxantes! Conheciam?

 

 

 

Confesso que, quando comecei a escrever o post, tinha uma impressão que seria muito mais negativo. Porém, há medida que ia escrevendo e valorizando o que consegui, senti-me muito melhor. 

 

Talvez, seja isso, talvez seja tempo de começar a valorizar as pequenas vitórias que levam à mudança. 

Pág. 5/5

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Sara

    Visitei o teu blogue para colocar link no meu post...

  • Anónimo

    Boa Noite que tem da Vista Alegre para vender...??...

  • Zélia Marisa Reis Coelho

    Descobri agora o blog, a mim também não me faz con...

  • Daniel Ferreira

    A cola Pattex uma desilusão?!?!?! Essa cola é o Fe...

  • marttokas

    Eu acho que se fosse destralhar apenas uma coisa p...

Arquivo

    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2014
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2012
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D