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Destralhar

Plano B da Vida

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Planear menus

O prometido é devido e venho explicar melhor as minhas estratégias para planear menus. 

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Já utilizei diversas estratégias para planear as refeições, semanalmente e mensalmente. Há quem pense que a tarefa de planear menus mensais é impossível, mas se pensarem bem, há várias refeições que repetem. É tudo uma questão de as repetirem deliberadamente. 

 

Sugiro um pequeno exercício:

 

Experimentem pegar num calendário mensal (ou numa folha de rascunho com algumas linhas e colunas)

 

Pensem na vossa refeição preferida e em quantas vezes a costumam fazer por semana/mês

 

Por exemplo: batatas cozidas com legumes e atum, 1xsemana; puré com ovo/carne/salsichas, 1xquinzenal, arroz primavera com peixe fresco frito/grelhado, 1xsemana, etc... 

 

Coloquem as refeições ou tipo de refeições nos respectivos dias do mês

(dia conservas, dia peixe fresco, dia carne estufada, dia pizza, dia assado, dia peixe congelado, dia sem carne, dia sandes+sopa, dia leguminosas)

 

Planear as refeições por tipo, permite alocar melhor os produtos que estejam em promoção em determinada semana.

Por exemplo, o dia "conservas", poderá ir de uma lata de atum com feijão frade, a umas salsichas com puré, até um grão de bico com bacalhau desfiado. Depende tudo das preferências de cada um.  A carne estufada poderá ser aquela que estiver em promoção nessa semana, numa bela jardineira.

 

Para melhor variar a minha alimentação, eu estabeleci a seguinte distribuição:

Segunda-feira: dia sandes + sopa ou vegetariano 

Terça-feira: dia carne branca 1 + arroz

Quarta-feira: dia peixe ultracongelado

Quinta-feira: dia conservas/leguminosas

Sexta-feira: dia carne branca + batata

Sábado: peixe fresco grelhado

Domingo: dia livre

 

E se eu pensar em 4 refeições com carne branca, o mês está planeado para esse dia. 

 

Pensar no dia

 

Quando planeio o tipo de refeição para cada dia, penso em como o dia será. Por exemplo, é um dia em que tenho algo para fazer à noite, chego mais tarde, etc... Ou então é um dia que pode ser utilizado para consumir sobras do dia anterior (geralmente isso acontece à segunda, com as sobras do almoço de domingo). 

 

Repetir

 

Se repetirem refeições 1xsemana e quinzenalmente, rapidamente verificam que têm o mês planeado. E nada vos impede de repetir no mês seguinte. 

 

Mas, também nada vos impede de elaborar outra refeição qualquer, que não esteja no plano. Porque se pensarem bem, o problema não existe quando têm algo que querem fazer, mas quando não sabem o que fazer. 

 

Uma das principais vantagens que encontrei neste método é que sei sempre o que fazer no dia anterior - tirar algo do congelador, colocar algo a demolhar  - e assim evito falhas que me levam a ir comer fora ou então a comprar algo para jantar (que frequentemente acabava por ser comida processada).

 

E não se prendam aos materiais, como os quadros ou as folhas para imprimir porque realmente o que é importante é o processo e para isso basta uma folha de rascunho e um lápis.