Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Destralhar

Plano B da Vida

Destralhar

Plano B da Vida

Planear 2016 numa agenda - II

Para planear o ano de 2016, começo por fazer um balanço do ano anterior. 

 

Os objectivos traçados para 2015 (no que respeita a destralhar a casa) foram:

I) Destralhar os meus livros técnicos: concretizado

II) Destralhar o meu arquivo profissional: zero, zero, zero. 

 

Em suma, em 2016 tenho de fazer o que não fiz em 2015. Um objectivo que me soa demasiado familiar! 

 

Concretizar o projecto atrasado em acções é fácil: 1 caixa por mês (algo que também já havia descoberto em 2014

 

Mas existem outros. Vamos por partes:

 

Livros

Sem me comprometer com números, o meu objectivo é ler mais livros da minha estante. Desta forma, posso destralhar aqueles que não me interessam manter. 

Para me motivar, separei cerca de 50 livros que passam a ser o meu objectivo de 2016. Não irei ler todos estes ou apenas estes. Vou intercalar os livros da biblioteca com os da casa, tendo como prioridade o prazer de ler. Se conseguir ler pelo menos metade desses 50, ficarei muito feliz. 

 

Cozinha

Quero tornar a cozinha mais funcional destralhando algumas coisas. Se tudo correr bem, vou destralhar dois pequenos electrodomésticos.

Mais, quero pintar a cozinha e destralhar mais revistas de receitas.

Tinha 3 prateleiras de canto com receitas, passei para duas (uma passou a ter jarros com massas) e agora quero passar para uma. O problema é que à terceira estante só chego com um banco, pelo que se coloca a questão da funcionalidade. É que há dois cadernos de receitas a que recorro com alguma frequência. Para reflectir! 

Há mais de um ano que tenho o balde da porta de cozinha para substituir. É um projecto urgente. 

Preciso de destralhar os produtos de limpeza e simplificar. Mas antes de mais, há que gastar o que tenho.

 

Escritório/sala de costura

É a principal divisão da casa, é aqui que passo o meu tempo acordada. Durante 2015 não consegui torná-la tão funcional quanto pretendia. Estou na fase de criar uma lista de tarefas/funcionalidades para a divisão.

 

Vestuário

Com excepção do que tenho a gastar em cartões presentes de lojas de vestuário e acessórios, não pretendo comprar quaisquer peças de vestuário. Nem uma. Pretendo utilizar apenas o que tenho.

 

Quarto 

Pouco ou nada há a fazer no meu quarto. Zero elementos decorativos, excepto um quadro e uma caixa com fotos que tenho de organizar, que está em cima da cómoda - o único objecto que aí se encontra. 

Porém, em cima do guarda fatos estão um rolo de esponja e uma caixa . Ambos para guardar noutro local. 

 

Corredor 

Tenho uma prateleira para molduras quase vazia em que quero recolocar uma moldura cujo vidro tenho de substituir. Tenho a estante dos jogos e livros das miúdas para organizar e destralhar.

Precisa de ser pintado. 

 

Casa de banho 

Tenho tentado simplificar os produtos que utilizo, mas a verdade é que ainda tenho stock para gastar. O principal objectivo para esta divisão é experimentar produtos de limpeza caseiros e criar uma zona funcional com esses produtos. 

Preciso de pintar a porta e recolocar as tampas da electricidade.

 

Sala

Livros e mais livros. Preciso organizá-los melhor nas estantes, mas não planeio destralhar livros não lidos (há planos futuros). 

Vou começar a destralhar os filmes de animação. Já os tenho há mais de ano e como tal, se não viram vistos até à data...

Decidi destralhar uma série televisiva em DVD, que já comprei usada. Já foi vista em duas casas por isso estou satisfeita com o "aluguer". Estou certa que consigo vender ao mesmo preço.

Decidi destralhar uma colecção de CD que não ouço. A verdade é que ouço música no computador ou na rádio do telefone. Mesmo no carro, recorro à rádio ou à audição de podcasts através do leitor de mp3. 

Numa prateleira tenho alguns álbuns e até sacos com fotografias que ainda não organizei. Organizar as fotos em papel e as que tenho em versão digital é um projecto em curso que espero terminar em 2016.

Tenho de substituir as capas das cadeiras. Há anos que estou a tentar decidir o que quero: tecidos, cores, material e até execução. Este ano vou terminar este projecto - de uma forma ou outra. 

A sala vai ser alvo de obras em 2016.

 

Limpeza

Até comecei bem o ano, mas voltei a velhos (maus) hábitos. Estou na fase de reflexão. 

 

Agora é momento de passar tudo para a agenda e escolher os primeiros projectos: o urgente, o fácil, o que tem maior efeito multiplicador.