Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Destralhar

Plano B da Vida

Destralhar

Plano B da Vida

Eliminar ficheiros duplicados no computador - 1

Quem esteve pela página de Facebook ontem, ficou a saber que estava a destralhar lixo digital, mais concretamente 5 dezenas DVD/CD de arquivos de documentos digitais que remontam a 2000.

 

Uma dezena pude eliminar de imediato, apenas com base no que escrevi na descrição.

 

 

 

Isto não é uma tarefa para 15 minutos. Atrevo-me a dizer que nem para 15 dias. Na verdade, recomendo que façam esta tarefa em simultâneo com outras: por exemplo, passar o conteúdo dos DVD/CD para o computador ainda demora o seu tempo e não querer estar a olhar para o computador.

 

O plano de acção é:

1º Passar os ficheiros para o computador;

2º Eliminar ficheiros duplicados com software;

3º Eliminar ficheiros obsoletos manualmente;

4º Alojar o arquivo numa conta de alojamento Cloud.

 

Mas claramente tenho de ir por partes, CD a DVD. 

 

Os CD/DVD contêm pastas que possuem todos os documentos que tinha em determinada data, no meu computador. Eu tenho mais que um arquivo por ano.  Por exemplo, para os anos 2000-2003 tenho 6 CD + 1 DVD e estes já agregam arquivos anteriores. Ou seja, existem milhares de ficheiros duplicados.

 

 

Existem ainda milhares de ficheiros que são obsoletos: facturas em pdf de carregamentos de telemóvel, cópias de registos de CTT de devoluções ou outros envios, cópias de notas de encomendas pessoais, imagens que eram inspiração para a decoração da casa,...

 

Ainda, ficheiros que são referências, que estarão em todos os arquivos, mas que não precisam de estar por ano: receitas, ebooks, fotos,...

 

Por isso, comecei procurando um bom software que removesse ficheiros duplicados. Julgo tê-lo encontrado no Duplicate Cleaner (free)

 

A primeira tarefa consistiu em passar as pastas do DVD para o computador. Felizmente tenho espaço suficiente em disco para a tarefa em mãos.

 

Escolhi a pasta (incluindo subpastas) e optei pela pesquisa "mesmo conteúdo". 

 

 

Com essa pesquisa o programa localizou 10 000 ficheiros duplicados.

 

 

 

Ao consultar o resultado percebi que os ficheiros eram mesmo duplicados, não só pelo título como pelas datas de última modificação. 

 

 

 

Porém, como localizei algumas excepções e não queria rever os ficheiros 1 a 1, optei por uma 2ª pesquisa: 

 

 

 

Acusou 6470 ficheiros duplicados que não tive qualquer dúvida que eram para remover.

 

 

 

Escolhi a opção marcar 1 por grupo e eliminar os restantes, bem como as pastas vazias.