Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Destralhar

Plano B da Vida

Destralhar

Plano B da Vida

Desafio: Limpeza da casa em 30 dias #1

Eu tenho um problema. Detesto fazer a limpeza da casa e todas as lides domésticas em geral. O destralhar tem a ver, em muito com isso, quanto menos coisas para arrumar e limpar, melhor.


 


O desafio que terminou no dia 31: Recolher/Arrumar tem a ver com a ansiedade que as coisas espalhadas me causavam. A forma como de repente se acumulavam. Em cima de um monte de roupa, pousado na mesa da sala (para arrumar depois...sempre depois), surgia mais um e mais um... Depois era demasiado e iria tomar demasiado tempo...


 


E agora a confissão (e esta custa-me fazer). Nem sempre arrumo a cozinha depois do jantar. Frequentemente a louça suja fica na banca porque a máquina da louça está cheia de louça limpa que tenho preguiça de arrumar. Resultado, na manhã seguinte levanto-me para dois montes de louça: a limpa e a suja. E ambas antes do pequeno-almoço.


 


É uma manhã desmoralizadora. Por vezes, precisava mais de meia hora - pela manhã - só para arrumar a cozinha. Por isso, paralelamente ao recolher/arrumar tenho feito um grande esforço para arrumar a louça limpa para que a suja tenha sempre lugar na máquina da louça.


 


Odeio lides domésticas. Repito. Mas destralhar tem-me trazido mais tempo livre. Passo menos tempo a arrumar coisas, a procurar coisas, a arrumar coisas (a repetição é intencional). Por isso, é tempo de associar o destralhar ao teste e experimentação de estratégias de limpeza da casa com a regra fundamental: mínimo esforço, máximo resultado.


 


Por isso, pretendo juntar-me a quem já tem experiência e assim entrar no meu primeiro desafio internacional: 30-Day House Cleaning Challenge no blog http://moneysavingmom.com. O desafio consiste num conjunto de tarefas/rotinas diárias, durante o mês de Abril. Espero que no final, obtenha mais que a casa limpa, porque o meu objectivo é mesmo testar/criar o meu conjunto de rotinas. 


 



 


A base para esse conjunto de tarefas encontra-se na tabela da www.freshandorganized.com e no artigo  How to Clean Your House in 20 Minutes a Day for 30 Days (tradução: Como limpar a sua casa em 20 minutos por dia, durante 30 dias), da página Apartment Therapy. A Crystal promete pequenos ajustes para simplificar ainda mais o processo e irá publicar diariamente a tarefa para esse dia, primeiro indicando a tarefa e depois dando conta do resultado da mesma. 


 


A versão do http://moneysavingmom.com é simplificada, com folga aos fins de semana e intercalada com sugestões para produtos de limpeza caseiros.


 


Para já, planeio executar as tarefas quando chego a casa depois do trabalho (as publicações da Crytal são pelas 9h00, mas a sua zona horária, difere em 5 horas da nossa). Prefiro esperar pela versão simplificada. No dia seguinte, publicarei a minha experiência com a tarefa e algumas impressões. 


 


 


dia 1 tinha como objectivo a limpeza de superfícies da sala e da cozinha. Para ela (para nós poderá ser algo de distinto) a limpeza de superfícies consistiu em:



  • Durante 15 minutos (usar o temporizador da cozinha, se necessário) recolher e arrumar. Extra projecto: encontrar 7 coisas para destralhar.

  • Lavar a louça suja (ou colocá-la na máquina) e limpar as superfícies da cozinha (balcão e banca).

  • Aspirar a sala.



Para mim, o dia 1 consistiu em:

- recolher/arrumar (só precisei de o fazer na cozinha);

- arrumar a louça limpa, colocar a louça suja na máquina;

- limpar o balcão e a banca da cozinha.


Não aspirei a sala porque já o havia feito no sábado de tarde, mas esqueci-me completamente de limpar o pó (estou a recordar-me disso agora, enquanto escrevo o post).



Porque não fazem deste dia 2 o vosso dia 1? Porque não começar este desafio a partir do dia em que o lêem? Não é tarde para começar, podem começar em qualquer altura. Mais vale ser já! Tenho descoberto que pequenos gestos levam a grandes mudanças. Vamos?

6 comentários

Comentar post