Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Destralhar

Plano B da Vida

Destralhar

Plano B da Vida

Organizar receitas de culinária



Como já havia referido, um dos meus objectivos era destralhar e organizar as minhas receitas de culinária, acumuladas em diversos suportes: livros, revistas, cartões, cadernos, etc...

 



Comecei por delimitar o espaço disponível: 3 prateleiras de canto, na cozinha. Seria esse o espaço onde iriam convergir todas receitas, independentemente do suporte. Comecei com 3 prateleiras repletas, 1 caixa com revistas soltas e duas caixas de arquivo com revistas.

 

Depois de alguma reflexão e depois de procurar adoptantes para as revistas, cheguei à conclusão que existem mais pessoas que deixaram de ver utilidade nas revistas e passaram a procurar as receitas na internet. Assim, optei por retirar das revistas apenas algumas receitas que me interessassem e reciclaria o restante papel. Optei por destralhar por níveis: num primeiro momento excluiria apenas as revistas em que não encontrasse pelo menos 3 receitas interessantes. Essas manteria para uma segunda análise e as restantes seriam dissecadas e/ou recicladas.

 

Consegui destralhar as revistas e livros até ao limite auto-imposto: 3 prateleiras. Agora, preparando-me para rever o que selecionei, percebo que é um bom momento para pensar num sistema para a organização das receitas. Isto porque, ao organizá-las enquanto “destralho” mais aprofundadamente, poderei melhor aferir de redundâncias do material recolhido.



 

Todavia, para mim não basta uma capa onde colocar as receitas divididas por separadores. Precisava de um sistema eficiente, que pudesse ser prático de utilizar no dia a dia e que resultasse com o planeamento de menus. Foi assim que selecionei algumas ideias-chave:

 

MATERIAIS

 

A capa, preferencialmente em material plástico, para facilitar a sua limpeza, se necessário. Se possível, com capa transparente para decoração [foto 1].

Os separadores das receitas teriam dois níveis: tipo de receita (separadores laterais) e ingredientes (separadores de topo).

As receitas estariam dentro de bolsas plásticas transparentes, para facilitar a sua organização, manutenção e rotatividade. As bolsas de plástico, poderiam/deveriam ter bolsos de diversos tamanho para organizar receitas menores [fotos 3, 4, 6, 9].

Para não haver custos adicionais com bolsas de plástico, improvisar bolsos nas bolsas A4, recorrendo a fita cola ou a costura.

 

AS RECEITAS



Todas as receitas que possam, simplesmente, ser colocadas em bolsas de catálogo, ser-lo-ão. Se a receita estiver na internet, optar por transcreve-la (para uma folha ou parte de folha, ou ainda um cartão que melhor se ajuste às bolsas disponíveis).

Se o formato do recorte da receita determinar a necessidade de a colar numa folha de papel, tentar diminuir a existência de folhas com demasiadas receitas numa única página [fotos 8, 9, 11].

Não juntar numa colagem receitas não testadas, para que possa ser mais fácil descarta-las no futuro.

 

CARTÕES

Converter as receitas mais utilizadas em cartões de fácil utilização, de preferência plastificados. Se se mostrar útil, agregá-los e pendurá-los no interior de uma das portas de uma armário de cozinha. Em alternativa, organizá-las numa pequena caixa [fotos 2 e 7].

 

RECEITAS PARA TESTAR

Tentar manter uma bolsa ou secção, no início da capa com receitas para testar [foto 10].

 

RECEITAS PARA ORGANIZAR

Tentar manter uma bolsa, no fim da capa, com receitas para organizar.

 

EXTRAS

Tabelas de conversão de ingredientes

Folhas de notas