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Destralhar

Plano B da Vida

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Plano B da Vida

Apagão digital

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Um dos meus objectivos para Novembro é implementar um "apagão digital" a partir das 21h00.

A verdade é que eu trabalho todo o dia num computador e depois vou para casa trabalhar nos blogs num computador. E antes, durante e depois do trabalho há um buraco negro que me suga para os conteúdos da internet e blogosfera (estou numa fase You Tube e passo horas a ver documentários ou vídeos instrucionais).

 

Sabiam que cada vez mais cientistas defendem que a luz artificial do computador e outros gadgets poderá afectar os nossos padrões de sono? Estes cérebros que nos acompanham foram programados para seguir o sol - somos mais biologia que gostariamos).

 

Quando receptores nos nossos olhos são atingidos com a luz brilhante por um longo período de tempo, eles enviam uma mensagem para o cérebro dizendo que é hora de estar acordado .

O cérebro, por sua vez, pára de secretar uma hormona chamado melatonina, que faz com que as pessoas fiquem com sono e ajuda a regular o relógio interno do sono .

Normalmente, nosso cérebro começa a dar-nos essa ajuda hormonal para dormir cerca das 21:00 ou 22:00 Mas se luzes brilhantes estão a brilhar nos nossos olhos, isso pode não acontecer como planeado. Isso é o que preocupa alguns investigadores do sono . Para piorar a situação, os nossos olhos são particularmente sensíveis à luz azul, que é comum durante o dia, mas é menos à noite. O facto dos ecrãs de computador e telemóveis tendem a emitir para fora uma grande quantidade de luz azul pode intensificar os efeitos do despertar, mesmo que a luz não seja muito brilhante. 

 

Acresce que eu sinto necessidade de ter tempo livre que resulte em algo de produtivo. Pode parecer extranho dizer isto, mas esse sentimento de atingir um objectivo eu tenho-o quando leio um livro físico, mas já não se vir um documentário ou ler um livro digital.

E como se não bastasse, o natal está há porta e eu queria fazer alguns presentes caseiros (tricotados).

 

Se juntar a tudo isso o facto de estar mais frio (apetece mais cedo o pijama e a cama) e a conta da luz subir por causa do aquecimento, então são todos excelentes motivos para implementar um apagão digital a partir das 21h00.

Novembro

Novembro chegou de rompante. Não bateu à porta, não avisou que vinha e ainda por cima trouxe chuva. Hoje estou ainda actualizar a minha agenda, a ignorar o balanço negativo de Outubro e a pensar que Novembro será melhor.

 

No que respeita ao meu destralhar, quero aproveitar a mudança de estação e concentrar-me no vestuário. O projecto 333, tantas vezes adiado vai ser implementado. Como estou prestes a vender a minha biblioteca de livros técnicos vou ter MONTES de espaço livre. Depois chega o Natal e o stock de presentes já guardados levam chá de sumiço...ena!!!

 

Hoje ouvi algo que me inspirou: a vida é como um GPS, se não soubermos onde queremos chegar (destino), iremos andar à deriva.

 

Por isso, o que quero poder dizer no final deste mês:

  • consegui manter com sucesso os hábitos que melhoram a minha vida diária: levantar-me pelas 6h30, não ligar o computador antes do PVC (pequeno-almoço, vestir e fazer a cama), deixar sempre a banca limpa antes de me deitar, deitar-me pelas 22h30;
  • implementei o apagão digital, depois das 21h00;
  • destralhei 1 objecto por dia (concentrando-me no móvel TV)
  • consegui concretizar as tarefas a que me propus (18, em que 9 são DIY);
  • organizei as minhas obrigações profissionais de forma a poder libertar um dia divertido com a minha mãe;
  • consegui organizar as minhas tarefas de modo a poder libertar os fins de semana de modo a passá-los com as minhas sobrinhas e amigas;
  • coloquei a minha saúde como prioridade e realizei exames médicos e consultas adiadas;
  • terminei projectos pendentes de DIY: dos remendos aos presentes de natal, do tricot aos bordados;
  • li pelo menos dois livros;
  • organizei a lista de presentes para o natal.


Como quero que pensem em mim, no final deste mês:

  • que cumpri cabal e atempadamente as minhas obrigações profissionais;
  • que fui uma familiar/amiga intencionalmente presente, nas tarefas, no lazer e nos momentos menos bons.

 

Têm objectivos concretos para Novembro?